Vencedora na categoria de Graduação, Amanda Guimarães Melo apresentou resultados de sua iniciação científica e possuía o desejo de ingressar no mestrado; hoje, comemora seus primeiros meses na pós-graduação. Nova edição do Prêmio está com inscrições abertas até 31 de outubro
As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” seguem até o dia 31 de outubro. Neste ano, a premiação é dedicada à categoria “Meninas na Ciência”, que visa a reconhecer talentos científicos que foram despertados no ensino médio e na graduação.
Para estimular mais garotas a participarem do Prêmio, o Jornal da Ciência realizará, ao longo do mês, uma série de reportagens com as ganhadoras das edições anteriores. O objetivo também é saber qual o impacto do prêmio na vida dessas jovens e se ele foi um estímulo para que elas seguissem na área acadêmica. Este foi exatamente o caso de Amanda Guimarães Melo.
De Aracaju (SE), Amanda foi uma das vencedoras da 4ª edição do Prêmio Carolina Bori na categoria de Graduação. Na época em que foi indicada, em 2022, Amanda cursava o 6º período de Matemática na Universidade Federal do Sergipe (UFS) e apresentou uma pesquisa que foi fruto de uma iniciação científica desenvolvida entre 2021 e 2022.
Orientada pelo professor Arlúcio da Cruz Viana, da UFS, a estudante se debruçou sob uma teoria de cálculo fracionário desenvolvida pelo matemático Bruce J. West, da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos.
“Nesta pesquisa, a gente estudou um artigo de West e tentou detalhar a matemática envolvida nele. No meio da pesquisa, a gente encontrou um equívoco por parte do autor, como falamos matematicamente, e precisou desenvolver alguns tópicos para demonstrar que havia aquele equívoco. No final, nós conseguimos elaborar uma sugestão para corrigi-lo”, explicou a ganhadora.
Além do orgulho pelo estudo em si, Amanda afirma que ficou surpresa quando foi premiada. “De início, eu não conhecia o prêmio. A coordenação de pesquisa da minha universidade encaminhou e-mails de divulgação do Prêmio, mas, de primeira, eu não tive vontade de me inscrever. Aí o meu orientador reencaminhou esses e-mails para mim dizendo que achava que eu tinha um perfil e que a gente poderia tentar. Aí eu já fiquei muito feliz, né? Porque foi um reconhecimento dele, que acompanhava a minha pesquisa.”
Por incentivo de seu orientador, Amanda aceitou o desafio e foi indicada a participar da premiação. “O prêmio foi algo que marcou a minha vida acadêmica, a minha graduação. Eu não achava que eu fosse ganhar, não esperava. Mas depois que eu ganhei, foi uma sensação muito boa.”
Quando foi anunciada como vencedora do Prêmio Carolina Bori, em janeiro de 2023, Amanda revelou que seu sonho era passar no mestrado em Matemática na UFS, onde já atuava como aluna especial. Hoje, quase dois anos depois, a jovem comemora seu diploma universitário e os dois primeiros meses como pós-graduanda no programa que desejou.
“Ao ganhar o Prêmio Carolina Bori, a gente teve a oportunidade de participar de uma cerimônia de entrega em São Paulo e, também, de uma Reunião Anual da SBPC, em Curitiba, onde a gente pôde apresentar as nossas pesquisas. Eu acho que é um prêmio muito importante, porque incentiva a gente a seguir estudando”, conclui.
Inscrições para a 6ª edição do Prêmio seguem até 31 de outubro
As indicações para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” podem ser feitas até 31 de outubro de 2024, e são voltadas a alunas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país. Com seis vencedoras – três do Ensino Médio e três da Graduação –, a premiação abrange as três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
As interessadas devem ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais. Todas as informações sobre as regras de participação estão disponíveis no Edital do Prêmio. As indicações devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online, disponível neste link, com os documentos solicitados anexados.
Para mais informações, visite o site da SBPC ou entre em contato pelo e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência