A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi criada em 08 de junho de 1948, sendo uma das mais antigas sociedades científicas do Brasil. Seus fundadores, Prof. Maurício Rocha da Silva, Paulo Sawaya e José Reis, enviaram uma circular a pessoas qualificadas em todo o país, com o objetivo de estabelecer uma sociedade nos moldes das associações científicas presentes na Inglaterra, Estados Unidos e Argentina. Com a participação de 256 sócios-fundadores provenientes de diversas regiões do Brasil, a associação foi oficialmente criada com a presidência de Jorge Americano, tendo Rocha e Silva como vice-presidente, Paulo Sawaya como tesoureiro, Gastão Rosenfeld como secretário e José Reis como secretário-geral. Nas assinaturas do documento de fundação identifica-se a presença de mulheres cientistas, tais como Berta Lange, Linda Nahas, Annita Cabral, Jandyra do Amaral, Veronica Rapp e Anita Carrijo.
Desde o seu início, a SBPC demonstrou grande interesse na institucionalização da ciência e no progresso científico e tecnológico do Brasil. Inspirada pela tendência internacional pós-guerra, a sociedade buscou unir e mobilizar cientistas, além de estabelecer conexões com associações similares em outros países. Para reforçar seu caráter nacional, a SBPC passou a realizar suas reuniões anuais em diferentes cidades brasileiras, incentivando a formação de divisões regionais, posteriormente conhecidas como unidades e secretarias regionais, para representação mais ampla da sociedade.
A partir de 1949, a SBPC começou a registrar e divulgar atividades científicas para o público em geral, o que resultou em uma rápida expansão por todo o país, estabelecendo representações nos diversos estados. As primeiras divisões regionais foram formadas em Curitiba, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Divisão Regional do Recife foi organizada simultaneamente à Divisão Regional de Salvador, conforme consta em ata da reunião do Conselho e Diretoria da SBPC em 10 de julho de 1951. O professor Paulo Sawaya deslocou-se para ambas as capitais para auxiliar na organização. Em Recife, a comissão de organização foi composta por Newton da Silva Maia, Nelson Ferreira de Castro Chaves, Luiz Siqueira Netto, Aluizio Bezerra Coutinho, Luiz Siqueira Carneiro e Bento Magalhães Neto, e Newton da Silva Maia foi indicado como o primeiro secretário em 1951.
Clique no link abaixo para acessar nosso Repositório de Memórias e Publicações da Regional Pernambuco*:
* Qualquer uso não autorizado destas imagens ou publicações constituirá violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.
* Para obter permissão para uso, entre em contato pelo e-mail sbpc.pe@sbpcnet.org.br
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GeoSpectralScience