A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) realizarão a 77ª Reunião Anual da SBPC, em Recife/PE, entre os dias 13 e 19 de julho de 2025. O tema central desta edição é “Progresso é Ciência em todos os Territórios”. 

Serão realizadas conferências, mesas-redondas, sessões de pôsteres, atividades culturais, exposições e mostras interativas, além de painéis, minicursos, webminicursos e outras programações, destinadas para estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, pesquisadores, profissionais e grande público.

Participe! O evento é aberto ao público, com acesso livre e gratuito às atividades. A inscrição é gratuita e a taxa de inscrição será aplicada apenas para quem optar por receber o material ou para o autor que enviou trabalho e foi aceito na Sessão de Pôsteres. Para participar dos minicursos ou webminicursos, haverá uma taxa de matrícula.

Data: 13 a 19 de julho de 2025

Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Recife (PE)

Tema: Progresso é Ciência em todos os Territórios

Acesse: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/

Realização: SBPC e UFRPE

SBPC inova com a SPBC Mulher para edição 2025

A   SBPC 2025 inova este ano com a criação  da Comissão SBPC Mulher,  abordagem pioneira nas Reuniões Anuais que objetiva refletir as interseccionalidades e transversalidades que envolvem as questões de gênero, raça/etnia, classe social, geração entre outras, nas suas relações com as políticas públicas, especialmente de educação, ciência e tecnologia. A SBPC mulher busca, por meio de um Seminário interdisciplinar e transversal promover ações voltadas à visibilidade das mulheres na ciência e nos espaços de poder; discutir os desafios que colocam a mulher gestora em espaços de poder e a paridade de gênero; refletir criticamente as contradições que obstaculizam a consolidação do lugar de poder e decisão das mulheres no mundo do trabalho e nas ciências. 

A intenção é promover um diálogo sobre as questões de gênero, raça, etnia, classe social, geração e suas relações com as políticas públicas envolvendo Universidades, Instituições Públicas e Privadas, Movimentos Sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs/OSCIPs), Sindicatos, entre outros.