O encontro acontecerá na Ufes, em Vitória, com o tema “Oceano e Clima: a urgência de construir um desenvolvimento sustentável”. Gratuitas, as inscrições já estão abertas
Já estão abertas as inscrições para a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Vitória (ES), que será realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com o tema “Oceano e Clima: a urgência de construir um desenvolvimento sustentável”, o evento reunirá especialistas e público para discutir os desafios climáticos e a importância da gestão dos oceanos.
As inscrições são gratuitas e garantem aos participantes crachá e certificado de participação geral. Além disso, os dois mil primeiros inscritos no evento e credenciados até o dia 19 de fevereiro receberão material exclusivo da RR.
Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento, e Cristina Engel de Alvarez, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, conselheira da SBPC e coordenadora-executiva da Comissão Local da reunião, explicam que a escolha do tema levou em conta a importância do oceano para as atividades econômicas e de pesquisa do Espírito Santo e a emergência climática. O tema também está conectado com a “Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável” (2021-2030), que tem por objetivo fortalecer a gestão dos oceanos e zonas costeiras, além de apoiar os países na implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
“Vivemos uma seca severa na Amazônia e ainda não nos recuperamos dos impactos devastadores de inundações, como as que ocorreram no Rio Grande do Sul. Os oceanos e o clima estão intimamente conectados e é preciso que compreendamos essa relação para lidar com os impactos dos eventos extremos, cada vez mais frequentes”, pontua Linhares Sales.
O cartaz do evento ilustra de forma simbólica este tema, apresentando uma imagem aérea histórica do Espírito Santo, com destaque para os rios Doce, Itapemirim e São Mateus, além de outras riquezas naturais do estado, como a Mata Atlântica e o mar. Segundo Linhares Sales, a imagem escolhida reflete a relação íntima entre a natureza e os desafios atuais, convidando à reflexão sobre o que já foi perdido e o que ainda pode ser preservado. “Na busca da imagem, encontramos um lindo mapa do Espírito Santo, que retrata os rios, as montanhas, a ilha de Vitória, o oceano e tantos outros rios que ali deságuam. Essa imagem, desenho humano de uma vista aérea, nos remete ao encantamento e deslumbre com a natureza e à vontade de resgatar nosso pertencimento ao planeta e à sua biodiversidade”, comenta.
Linhares Sales ressalta que o encontro também simboliza o retorno da SBPC ao Espírito Santo, 30 anos após a última Reunião Anual (46ª edição), realizada em Vitória, em 1994, com o tema “A ética e a consolidação da democracia”. “Havia uma demanda por parte dos nossos parceiros no estado e da universidade por uma nova reunião. Sentimos também a falta de uma Secretaria Regional da SBPC no estado. Esses fatores nos motivaram a propor a realização dessa Reunião Regional à nossa conselheira Cristina Engel e ao reitor da Ufes, o professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, que imediatamente acolheram a ideia, formaram uma comissão local e estão se dedicando com muito entusiasmo para a realização deste evento”, acrescenta. Segundo ela, a expectativa é que o evento contribua para atrair novos associados e viabilizar a reabertura da Secretaria Regional da SBPC no estado.
Programação
A cerimônia de abertura da Reunião Regional em Vitória será no Teatro Universitário da Ufes, no dia 19/02, e contará com uma homenagem especial ao cientista Ennio Candotti, presidente da SBPC por quatro mandatos e ex-professor da Ufes, falecido em dezembro de 2023. Candotti, reconhecido por sua contribuição significativa à ciência e à educação no Brasil, será lembrado por sua trajetória de compromisso com o desenvolvimento científico e com a formação de novas gerações de pesquisadores.
Após a homenagem, o vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo, dará início às atividades do evento com uma conferência sobre mudanças climáticas. Artaxo, coordenador do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Globais e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), é uma referência mundial no tema e um dos cientistas brasileiros mais citados internacionalmente.
A programação da Reunião Regional seguirá nos dias 20 e 21 de fevereiro com mesas-redondas e conferências que contarão com a participação de cientistas, pesquisadores, professores e especialistas de diferentes áreas, como meio ambiente, clima, tecnologia, Inteligência Artificial, e educação superior e ambiental. As discussões serão uma oportunidade única para abordar as interconexões entre esses campos do conhecimento e suas implicações no desenvolvimento sustentável. O programa completo da Reunião Regional estará disponível na segunda quinzena de janeiro.
As atividades terão transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube, permitindo que um público amplo acompanhe os debates e trocas de ideias em tempo real.
Além disso, a Reunião Regional contará com uma versão sintética do Programa SBPC vai à Escola, com oficinas voltadas para professores do ensino básico e estudantes de licenciatura, além de mostras científicas abertas a estudantes e ao público em geral. Dentre as atividades, destaca-se a exposição iterativa “Primatas da Mata Atlântica”, promovida pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente, que irá apresentar de forma interativa a fauna e a importância da preservação dessa rica biodiversidade.
O Museu de Ciências da Vida também marcará presença, apresentando inovações nas técnicas de preservação de espécimes biológicos para fins de pesquisa científica.
Mais informações, acesse o site da Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo, neste link: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto/.
Jornal da Ciência