Gilberto Lacerda dos Santos recebeu o reconhecimento por suas iniciativas de promoção do conhecimento por meio de tecnologias sociais

Foto: UnB

Secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Distrito Federal, Gilberto Lacerda dos Santos, foi um dos ganhadores do 3º Prêmio FAPDF Ciência, Tecnologia e Inovação na categoria Pesquisador Destaque da área de Ciências Humanas.

Criada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a premiação busca reconhecer pesquisadores, servidores públicos e estudantes da região que se destacaram na criação de projetos e pesquisas com potencial para estimular o desenvolvimento econômico regional e nacional.

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Santos é graduado em Matemática, mestre em Tecnologias na Educação e doutor em Sociologia. No âmbito profissional, suas atividades se destacam por estimular o uso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem.

“No espaço de 40 dias, eu tive a oportunidade de receber dois prêmios, o Prêmio de Inovação Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília e este prêmio de Pesquisador Destaque, da FAPDF. Essas premiações dizem respeito à minha atuação profissional, principalmente em uma disciplina da Universidade de Brasília chamada ‘Educação, Tecnologias e Comunicação’. Nela, eu utilizo aplicativos educativos que desenvolvo com alunos. Um desses aplicativos usa inteligência artificial, gamificação e aprendizagem em rede descentralizada para estimular a preservação da fauna do Cerrado, e gerou a premiação da FAPDF”, contextualiza o agraciado.

Para Santos, tais premiações são importantes porque estimulam o trabalho acadêmico. “Esses reconhecimentos que são da esfera acadêmica, da esfera profissional, eles validam o meu trabalho, confirmam as minhas opções científicas e tecnológicas e me apontam para boas possibilidades no futuro. Eu sou um quadro que trabalha em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, e essas premiações consolidam as minhas escolhas pessoais e profissionais, e me indicam que a gente pode continuar pesquisando, contando sempre com as instituições de fomento, em prol do desenvolvimento amplo do País”, conclui.

Confira a lista de todos os ganhadores no site da FAPDF.

Jornal da Ciência

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *