“Na celebração do centenário de Aziz Ab’Sáber, dedicamos esta editoria especial do JC Notícias à continuação de seu trabalho, a construir um Brasil onde a geografia seja, além de mapeamento e estudo das paisagens, uma ciência da igualdade e da dignidade, como ele sempre sonhou e nos inspirou a acreditar”, escreve o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro
Um dos mais brilhantes geógrafos do mundo, o brasileiro Aziz Ab’Sáber completaria 100 anos na última sexta-feira, 24 de outubro. Seu aniversário de nascimento foi uma ocasião para que as instituições pelas quais ele passou celebrassem sua vida, sua obra e seu legado. Ab’Saber foi um daqueles raros homens cuja obra ultrapassou os limites de sua disciplina, e reverberou na defesa do Brasil e de sua pluralidade natural e humana. O geógrafo, visionário, pensador e humanista permanece como uma referência para quem deseja compreender, em sua totalidade, a riqueza, a vastidão e os desafios deste país.
Figura essencial na geografia física, Ab’Sáber mapeou o Brasil com a acuidade de quem conhece não só a configuração das paisagens, mas também as complexas dinâmicas dos biomas, das interações entre os povos e dos desafios sociais que moldam nosso território. Ele desenvolveu um verdadeiro mapa ético, onde natureza e justiça social caminham juntas. Como idealizador e defensor de parques de preservação, como o da Serra do Mar e do Japi, ele pavimentou o caminho para a criação de políticas de conservação que, ainda hoje, servem de referência.
Presidente da SBPC entre 1993 e 1995, Ab’Sáber não se furtou a participar das lutas pela democracia, pelo conhecimento acessível e pela dignidade humana. Num Brasil marcado por desigualdades, seu conceito de “geografia humana sofrida” expressa, com eloquência e precisão, a dor das populações exploradas e relegadas ao esquecimento. Criticou o Código Florestal aprovado em 2012, defendendo, em vez disso, um Código da Biodiversidade, que reconhecesse a riqueza de biomas que não se limitam às florestas, mas englobam savanas, cerrados, campos e culturas locais com valor socioeconômico e cultural.
Por sinal, no mês que passou, nosso vice-presidente Paulo Artaxo foi duas vezes a Brasília, falar da crise climática – e na ocasião, alinhado com o que dizia Ab’Sáber vários anos atrás, reiterou que o Código Florestal de 2012 não está à altura dos desafios que já enfrentamos.
Ele também foi um dos protagonistas da Caravana da Cidadania, que entre 1993 e 1996 levou o então candidato Luis Inacio Lula da Silva aos recantos mais diversos – e mais afastados – do Brasil. O conhecimento geográfico e o humanismo de Aziz iluminaram em larga medida essa viagem, que por sua vez contribuiu para o futuro Presidente da República desenhar suas prioridades sociais.
A obra de Aziz nos provoca a olhar com responsabilidade para o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação, entre ciência e consciência. Em sua visão holística e metodológica, que integrou a ciência à justiça social, Aziz nos legou um país visto com profundidade. Na celebração de seu centenário, dedicamos esta editoria especial do JC Notícias à continuação de seu trabalho, a construir um Brasil onde a geografia seja, além de mapeamento e estudo das paisagens, uma ciência da igualdade e da dignidade, como ele sempre sonhou e nos inspirou a acreditar.
Finalmente, tenho uma nota pessoal a acrescentar: Aziz foi o primeiro presidente da SBPC a provir da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sendo eu o segundo, décadas depois dele. O que nos dividia era apenas o estacionamento da História-Geografia, entre o seu prédio e o meu: tudo o mais sempre nos uniu. E continua unindo, porque a obra de Aziz continua viva!
Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
Veja as notas do Especial da Semana – Aziz Ab’Sáber
Veja as notas do Especial da Semana – Aziz Ab’Sáber
Jornal da Ciência, 28/10/2024 – O legado de Aziz Ab’Sáber em sua luta pela preservação ambiental no Brasil
SBPC – Aziz Nacib Ab’Saber : Ciência, meio ambiente e cidadania (Uma homenagem ao Mestre!)
JCN – O professor que sabe
JCN – “O humanista incansável que jamais negligenciou sua atuação política”
Revista E (Sesc), 30/09/2024 – Aziz Ab’Sáber: visionário da biodiversidade
Jornal da USP, 24/10/20254 – Pequena homenagem a Aziz Ab’Sáber
Galileu, 24/10/2024 – 100 anos de Aziz Ab’Sáber, geógrafo que mapeou os domínios climáticos do Brasil
Blog Fausto Macedo/Estadão, 24/10/2024 – Aziz Ab’Saber: 100 anos
Geocracia, 24/10/2024 – Centenário de Aziz Ab’Sáber: crítico da Geografia, pesquisador incansável brasileiro
Jornal da USP, 09/02/2024 – Marchinha de Carnaval homenageia o geógrafo Aziz Ab’Sáber
Ciência & Cultura – Aziz Ab’Sáber: um geógrafo humanista e profundo conhecedor do Brasil
Ciência & Cultura – Aziz Ab’Sáber, presente!
Ciência & Cultura – Aziz Ab’Sáber, geógrafo do Brasil
Ciência & Cultura – Aziz Ab’Sáber: o geógrafo brasileiro que inovou as pesquisas sobre a Amazônia
Ciência & Cultura – Aziz Ab’Sáber: um professor inesquecível
Ciência & Cultura, 10/05/2024- – Aziz Ab’Sáber e a geografia brasileira
Jornal da USP, 18/03/2022 – Preservar a Amazônia é o desafio que Aziz Ab´Sáber deixou para os brasileiros
Drauzio Varella, 17/03/2012 – Aziz Ab’ Saber | entrevista
ComCiência – Entrevista Aziz Ab’Sáber: questão hídrica: necessidade de estudos e soluções mais eficazes
Museu da Pessoa – Para além da paisagem